Gravidez: inseguranças, ansiedades e medos!

Mitos sobre sexo na gravidez - Portal Mãe-Me-Quer

Acontece com todas – ou quase todas – as mulheres: imediatamente após comemorar o positivo somos invadidas por uma onda de inseguranças, ansiedades e medos! Isso acontece porque somos seres humanos e, como tal, temos receio do desconhecido.
Além disso, nossos hormônios estão a mil e são muitas novidades ao mesmo tempo. Não importa se descobriu a gravidez tardiamente, se é a primeira gravidez ou até mesmo se não a desejava… independente da circunstância, um turbilhão de sentimentos povoam nossa mente.
Você marca a primeira consulta e o seu médico pede uma bateria de exames e alerta sobre alguns riscos. Esse é o papel dele, mas ficamos aflitas. Minha principal insegurança era sobre a formação do bebê e sua saúde. Trabalhei alguns anos com raios-x e tinha receio que isso afetasse a saúde do Pedro.
Na véspera da ultrassom morfológica sonhei com as mãozinhas do bebê, tamanha a minha ansiedade. Logo no início da gravidez, li um post da Paulinha Boque (Blog By Paulinha), onde ela contava que havia tido uma gravidez com óvulo cego (gravidez sem embrião) e tive pesadelo com isso.
Superada essa insegurança, vieram outras. Uma delas era como ficaria meu corpo, durante e após a gestação e, também, o relacionamento com meu marido. Aliás, insegurança frequente entre as grávidas! Para não sofrer com isso pensei: vou gerar uma vida e isso não poderá passar imune pelo meu corpo. Lógico que tomei cuidados, mas não me apeguei a esses detalhes. Sobre o relacionamento, teria que esperar o bebê chegar pra ver como seria.
Ansiedade… ah, como sofri com isso! Primeiro porque fiz um ultrassom e não apareceu o bebê. Um plantonista desumano não soube me dizer que aquilo era normal. Simplesmente pediu para fazer exames de beta hcg a cada dois dias para ver se a gravidez evoluía ou era um óvulo cego. Como conhecia a história da Paulinha, vivia uma ansiedade gigante a cada exame.
Depois que o bebê “apareceu” minha ansiedade foi para saber o sexo e ganho de peso. Soube que era um menino e meu peso estava evoluindo bem para uma magricela! Finalmente, a ansiedade pelo parto e nascimento. As últimas semanas não passavam.
Conseguiria parto normal? Como seria nosso primeiro encontro? Claro que esses dois sentimentos vem acompanhado do medo. Creio que, o medo de perder o bebê nos acompanha a gestação inteira. Temos medo quando o bebê não se mexe e de comer ou fazer algo que faça mal a ele. Medo de não saber cuidá-lo. Medo de não dar conta de tudo. Nossa escreveria inúmeros medos!!!
Com esse post quero alertá-las de que sentir inseguranças, ansiedades e medos durante a gestação é absolutamente normal. Isso só passa a ser um problema quando isso te paralisa e te impede de curtir sua gravidez, fazer planos e vivenciar esse momento único em nossas vidas.
Confie em seu médiconão compare sua gravidez à de outras mulheres e procure ajuda profissional se necessário for. Informe-se em fontes seguras, retenha apenas o que for bom de tudo o que ouve e lê. O resto, Deus vai te mostrando como fazer!!!

Guia Completo Preparando a Mamãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário


# Está pensando em comentar?! Fique à vontade!
- "Seguindo, segue de volta?'' desde que a pessoa esteja realmente seguindo o Blog, eu sigo "sim" com o maior prazer !
- Aceita afiliação? Aceito "sim" afiliação,
- Os comentários de criticas e elogios são bem vindos, desde que seja criticas construtivas!.
- Perguntas, dúvidas & pedidos? Apenas na Cbox por favor!~
- Aceito tags e selinhos? "sim" Aceito & retribuo, avise pelos comments ♥
- Leio Sempre e respondo a todos os comentários!
Beijos

Leia Também...